domingo, 21 de março de 2010

Valência!


E ai, moçada! Como estão? Eu estava morrendo de saudade de ter sobre o que escrever nesse blog, porque se eu não escrevo é porque nada acontece, LOGO, estou escrevendo é porque aconteceu! Sexta feira, dia 19 foi feriado aqui na Espanha e fui com as meninas aqui de casa (mas fiquei mais com a Ka) pra onde “todo mundo” foi no feriado: VALENCIA! Isso mesmo, as fotos já estão no Facebook, se quiserem ver, são lindas e eu vou explicar mais ou menos essa viagem bate-e-volta que eu fiz!
O feriado era de San Jose e em Valencia, para onde fui, há uma celebração tradicional e belíssima das FALLAS. A festa é celebrada entre os dias 15 e o dia 19, que consiste em, pelo o que eu entendi, fazer estátuas com significados, críticas e depois destrui-las. É tipo um carnaval, todo mundo bebendo, rindo, pulando, dançando e as Fallas são tipo os carros alegóricos só que parados.

As Fallas, que são as grandes estátuas colocadas nas ruas têm significados, entram em categorias e concorrem a prêmios simbólicos.
Eu não vi todas provavelmente, mas eu vi algumas e as que eu mais gostei foi uma que falava sobre a beleza e outra que falava sobre a (as coisas que movem a) economia.

economia 

beleza





elas ficam expostas por alguns dias e depois são queimadas
eu tava quase dizendo: já que vocês vão queimar, não poderiam dar pra mim?


Mais pro final da festa, a noite, começam a queimadeira (uma fumaça totalmente preta e horrível, não deveriam fazer mais, com esse lance do aquecimento global tão divulgado), mas antes há uma queima de fogos e bombinhas (barulhentissimo) e que as pessoas, principalmente as crianças vão ao delírio. Eu, particularmente, não sou muito fã, eu fiquei hipnotizada com os fogos e uma hora me peguei pensando: "cara, realmente é bonito, mas pq as pessoas se emocionam com coisas artificiais e não veem a beleza que é a natureza, por exemplo", mas que era bonito era. O barulho não, era irritante, rs...

Acho que é isso. Valência é uma cidade bonita, mas não conheci muito. No blog QuatroAnos escrevi uma crônica sobre uma coisa que aconteceu lá, se quiserem ler! 



Curiosidades:
as crianças participam da produção. Há uma comissão infantil e, pelo o que eu entendi, eles montam Fallas pequenas e ajudam os caras a acender os fogos de artifício;
- as pessoas acham legal ficar estourando aquelas bombinhas durante A FESTA INTEIRA. E é mais legal ainda se as pessoas se assustam (porque no mete esa bomba en sus pantalones para ver si sus orejas escuchan);
- Valencia, na Espanha, não fala espanhol/castellano, falam “valenciano”, acho que 

Não esquece de ver as fotos no facebook ----->

¿VALE?
¡HASTA LUEGO!

Um comentário:

Júnior Batista disse...

Nossa, que legal.
Achei muito bonitos os carros também, amore, e concordo com o que você disse, poderiam fazer outra coisa com elees.
Imagina se ele fosse todo de comida? Ninguém iria ficar com fome depois, hahahahah

Beijos :D